segunda-feira, 11 de julho de 2011

AFINAL, O QUE FAZ UM CAMPEÃO???

Estamos na reta final da copa da uefa edição 2011, e provavelmente ninguem irá tirar as duas primeiras posições de dois novatos dentro do Arte: Neto659 e L(de Lady???)Vargas.


Acho que não ambos não devem ter nem dois meses de clube, mas vem surpreendendo positivamente até aqui, e estão de parabéns mesmo, pois ambos tem times bons, porém não galacticos. Porto e Atletico de Madrid, respectivamente. Mas, o que fica claro, pelas duas partidas que eu pude disputar contra os dois é: são dois jogadores de estilos completamente distintos:

Neto é um jogador mais objetivo, joga com mais cadencia e bom toque de bola, e tem otimo aproveitamento ofensivo (é o melhor ataque da Copa Uefa). Vargas não fica atrás em números na parte ofensiva, porém tem uma preferência gritante em querer fazer jogadas de efeito, ou como queiram, os famigerados dribles.

Deixo aberto aqui pra discussão: o que precisa um bom jogador de FIFA? frieza e pragmatismo para definir jogos?? ou ser um verdadeiro artista da bola, o tal do "Joga bonito"???

Pra ganhar jogos, e por consequencia, campeonatos, vc precisa botar a bola na rede, não importa se vai ser de carrinho, de rebote, de cabeça, ou se vai ser fazendo uma jogada sensacional. quem quer ser campeão tem que vencer, simples assim. E há jogadores que não se importam de praticar um "anti-futebol" pra chegar nesse objetivo, é um direito quase tão legitimo quanto o direito que vc tem em jogar driblando. A verdade é que nunca há um consenso: vc vai se irritar tanto com quem joga sujo e feio quanto com quem tá fazendo jogadinhas de efeito pra cima de vc. e confesso que me irritei bastante com o estilo de jogo do Vargas quando o enfrentei...chega a ser quase uma afronta (pra mim) ter um oponente que mesmo tendo um jogo durissimo contra vc, insiste em querer "jogar pra torcida" e exibir seus variados truques...mas a verdade é que dentro do regulamento do Arte nada o impede de fazer o que faz, é um estilo de jogo dele, e no fim das contas é preciso aceitar isso, e o que se pode fazer é, na medida do possivel, tentar anular isso nos jogos...mas ninguem pode impedir ninguem de discordar ou se irritar, sempre, claro, havendo respeito ao se expressar isso...não vejo problema nenhum em dizer q me senti ao mesmo tempo imponente e sacaneado na hora q isso aconteceu...ou vai dizer que muitas vezes enfrentar alguem que faz isso não te faz se sentir "desrespeitado" no jogo??? os falsos moralistas e defensores do futebol ofensivo-espetáculo que me perdoem, mas isso é um sentimento de momento, do calor do jogo,que todo mundo tem, e ninguem (ninguem mesmo!!!), nem em pelada virtual nem no futebol real, aceita que venham ficar de firula na sua frente não é mesmo???

O problema em si não é o drible, não é a firula. é a falta de objetividade disso no momento em que é usado. vc tem o direito de ir em busca do gol com os recursos que tem, seja na base da trombada ou á base de dribles, isso vai do seu estilo e da sua pericia. Mas ae é que está...muitas vezes tem jogadores que "firulam" não pra fazer gol, mas justamente pra irritar, desestabilizar o oponente, o que vai contra o ideal de amizade e experiência de jogo saudavél promovido pelo clube, e que, quase sempre, com jogadores mais esquentados (o que não é o meu caso) acabam dando em discussões chulas  e desnecessárias via Team Speak.

Pela (pouca) experiencia que tenho contra os membros do arte, dou o meu palpite/veredito: acho quase impossivel alguem vencer um campeonato jogando com um estilo de jogo assim, baseado em dribles: 1º: Por que existem no Arte jogadores muito calejados e experientes no quesito jogo defensivo, que sabem usar as táticas do jogo com sabedoria nessas horas...gente que tem muito mais rodagem e recurso pra lidar melhor contra esse tipo de jogo do que este "chorão" (rsrsrs) que vos escreve. e 2º: Por que FIFA não é um PES. vc naum vai conseguir sair de uma área à outra passando por cima de todo mundo, como no jogo da Konami. FIFA é técnico d+, cadenciado d+, os proprios dribles em si são recursos que poucos no Arte sabem usar...então, creio que pra se divertir (e dar espetáculo) o estilo serve, mas pra ser campeão, provavelmente será preciso dominar bem mais recursos, e de repente até abandonar esse estilo pra chegar ao topo...


Não tô aqui fazendo campanha contra o Vargas nem contra qualquer jogador do clube que jogue assim, como disse, qualquer um joga como quiser, é só minha visão, uma questão somente de opinião e preferencia: Vargas e Neto já deram provas de que podem ser campeões, creio somente que o estilo de jogo do Neto se assemelha mais ao estilo de jogo de quem já conquistou titulos aqui dentro do clube.

Mas afinal, estamos aqui neste clube para nos divertir ou pra querer ser o melhor do mundo no FIFA?? Viva o futebol-arte, viva o futebol-retranca e viva o futebol bem jogado...=D

Um comentário: